Podemos brincar Carnaval na Quarta-feira de Cinzas?

Foto: Fr Lawrence Lew OP/Flickr

O Carnaval é a festa popular mais celebrada no Brasil e que, ao longo do tempo, tornou-se elemento da cultura nacional. Milhões de pessoas saem às ruas nessa época e no Nordeste, este evento é mais forte. Neste tempo, para nós cristãos, surge um questionamento: Cristão pode brincar Carnaval?

Os documentos oficiais da Igreja não falam – literalmente – do carnaval; mas diversos deles tratam, sim senhor, da obrigação que temos de evitar as ocasiões de pecado, e do quanto é isso importante. Ocasião de pecado é toda circunstância, coisa, lugar ou pessoa que estimule as paixões humanas, seduzindo a pessoa a pecar. E atire a primeira pedra quem for capaz de afirmar, conscienciosamente, que os bailes e festas de carnaval atuais não são ocasiões mais do que propícias para todo tipo de pecado. Portanto, o cristão pode participar do Carnaval, mas tem a obrigação de evitar as ocasiões de pecado.

Mas a pergunta em questão é: “É permitido brincar carnaval na Quarta-feira de Cinzas?”

Vejamos:

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa. Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

A intenção desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

É um tempo de recolhimento, retiro espiritual, penitência, jejum e oração. Tempo de reconhecer nossas falhas e nos convertermos. A Quaresma não começa na quinta-feira, começa na Quarta-feira de Cinzas, assim que acaba o Carnaval, na terça-feira.

Portanto, terminantemente, para os cristãos, não é permitido brincar Carnaval na Quarta-feira de Cinzas. Aquele que assim o fizer, estará cometendo pecado mortal, infringindo o terceiro mandamento da Lei de Deus, guardar domingos e festas.

Embora a missa das Cinzas não é de preceito obrigatório, todo o cristão tem a obrigação de se recolher a partir deste dia para uma profunda meditação e auto-avaliação da sua vida e intimidade com Deus.

Neste tempo especial de graças que é a Quaresma devemos aproveitar ao máximo para fazermos uma renovação espiritual em nossa vida. O Apóstolo São Paulo insistia: “Em nome de Cristo vos rogamos: reconciliai-vos com Deus!” (2 Cor 5, 20); “exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação.” (2 Cor 6, 1-2).

Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma.

Eis o tempo de conversão, é preciso viver bem a Quaresma, começando pela Quarta-feria de Cinzas, até a Páscoa da Ressurreição. Não sejamos católicos incompletos, superficiais... Esta é a última hora (1Jo 2, 18).

Boa Quaresma a todos! Deus abençoe!

Um comentário:

  1. Eu acho que nos católica devemos respeitar a nossa religião na quarta feira já e o início da coremas

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.