7º Dia - Oração à Nossa Senhora da Ajuda


Neste sétimo dia da nossa peregrinação dos 31 dias com Maria, vamos conhecer um pouco sobre a devoção a mais um título da Mãe de Deus: Nossa Senhora da Ajuda.

Este título foi atribuído à Maria tendo presente essa convicção profunda. Estaria relacionado antes de tudo à agonia de Cristo no Calvário. Lá estava ela, de pé, a mulher forte, a mãe à qual o Filho legou seus discípulos para que ela os ajudasse. A Virgem Maria associada ao sofrimento de Jesus é nossa intercessora pelos méritos dele junto a Deus Pai. Ela recebeu dele o poder de nos ajudar em situações difíceis, angustiosas, incertas, sofridas ou perigosas.

Segundo a História os navegadores e as caravelas reais enfrentavam grandes perigos e desafios na travessia de mares e oceanos. Na Idade Média, reis, capitães de esquadras mercantes, descobridores, colocavam suas naus em expedições ou em batalhas navais, sob a proteção de Maria invocada como: Nossa Senhora da Ajuda.


Faziam-se celebrações e festejos, seja na partida, seja na chegada das embarcações aos portos. Esta foi a origem de muitas igrejas ou capelas construídas na orla marítima da Europa. No início das grandes expedições marítimas do século XVI, o culto a Nossa Senhora da Ajuda chegou ao Brasil-Colônia por devoção de cinco padres jesuítas.

Em 1549 eles integraram a comitiva do Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza. Trouxeram consigo uma bonita imagem da Virgem medindo uns 30 cm. e se estabeleceram no litoral sul da Bahia onde construíram a capela em honra de Nossa Senhora da Ajuda. Aí nasceu o povoado, hoje distrito de Porto Seguro com o nome de Arraial da Ajuda e lugar turístico.

Conta a tradição que os jesuítas após inúmeras tentativas não encontravam água potável. Pediram então a ajuda da Mãe de Deus para erguer a capela em sua honra. Enquanto era celebrada a missa surgiu misteriosa e mansamente uma fonte de água viva sob uma árvore ali perto. Não poucos autores deixaram relatado o fato que logo foi se espalhando da Bahia para São Paulo, inclusive no testemunho do Beato José de Anchieta -SJ.

O santuário de Nossa Senhora da Ajuda é tido como o mais antigo do Brasil. Foi confiado aos cuidados pastorais dos Padres Redentoristas. A festa tradicional é celebrada solenemente no dia 15 de agosto.

Pe. Antonio Clayton Sant´Anna, C.Ss.R.
Diretor da Academia Marial

7º Dia (7 de maio) - Rezemos a oração à Nossa Senhora da Ajuda

Ó Mãe Santíssima D´Ajuda, Virgem Pura e Imaculada, 
ouvi como especial advogada os nossos clamores.
Mostrai-nos o vosso poder profundo; 
o céu e a terra, o mundo inteiro vos venera, 
até o inferno a vós se rende, ó Senhora.
Procuramos o vosso abrigo como filhos miseráveis, 
pois são mais admiráveis os vossos prodígios.
Queremos, Senhora, Seguir vossos vestígios. 
Sede sempre nossa protetora e advogada, 
socorrei a nós e às nossas famílias, 
alcançai a todos as graças que vos pedimos,
e enfim a eterna felicidade do céu.
Abençoai-nos e protegei-nos, ó Virgem Mãe Santíssima. Amém!

Reze 1 Pai-Nosso e 3 Ave-Marias

4 comentários:

Tecnologia do Blogger.