A esperança não decepciona
Há uma diferença infinita entre a esperança humana e a esperança em Deus. A esperança humana é simples possibilidade. É um eterno confiar na sorte, espera por algo que talvez nunca venha ou aconteça. "Espero que chova, que meu time vença, que eu ganhe na loteria...". Esta frágil esperança humana deposita confiança em muitos e imprevisíveis fatores.
Já a esperança em Deus ou esperança teologal é certeza. Pois tal esperança se baseia em Deus, que não se engana e não engana, não falha... Como nos confirma Paulo na carta aos Hebreus: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem" (Hb 11, 1). Esta fé consoladora, nos dá segurança e certeza da vitória em Deus. Não se baseia em fatores improváveis, em possibilidades. Tem firme fundamento, ou seja, certeza absoluta de que Ele nos ouve e nos atenderá, conforme sua vontade e bondade.
A história da humanidade é banhada pela esperança cristã. Isso significa que o mal não terá a última palavra. "Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mt 24, 35), garante Jesus para nós. A vitória final será da vida que se manifestou plenamente na Ressurreição. A luz que se acendeu na manhã pascal e jamais se apagará. Seu amor é o de sempre e para sempre.
Sabemos que é difícil esperar. Mas é importante entender que Deus tem um tempo para agir e para nos cura. A única coisa que precisamos é confiar, pois "a esperança não decepciona" (Rm 5, 5). E é essa esperança que nos dá a força necessária para superar as dificuldades e, quando não superamos, ela nos dá forças para suportar.
Nenhum comentário: