Seja como o bambu - Mensagem do dia - 09.07.21

Em grande parte dos países orientais, o bambu é considerado uma planta nobre e sagrada porque possui qualidades valiosas. Ele nos ensina a lembrar da nossa capacidade de enfrentar as dificuldades.

Depois de uma grande tempestade, um menino que estava passando férias na casa do seu avô o chamou para a varanda e perguntou:

– Vovô, venha aqui! Me explica, como essa figueira, uma árvore e imensa, caiu com o vento da chuva, e este bambu, tão fino e tão fraco continua de pé?

E seu avô respondeu:

– Filho, o bambu permanece de pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. Já a figueira quis enfrentar o vento. Se você tiver a grandeza e a humildade dessa planta, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração. Por isso, seja como o bambu.

Ser como o bambu implica em tomar como exemplo as suas características: resistência e flexibilidade.

Tudo começa quando se planta a semente. Depois de plantada, não se vê mais nada durante cinco anos, já que todo o crescimento é subterrâneo. Apesar de ser invisível a olho nu, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz se estende vertical e horizontalmente pela terra.

Muitas coisas em nossa vida pessoal e profissional são iguais ao bambu: você trabalha, investe seu tempo, esforço e faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento mas, mesmo assim, às vezes não se vê nada por semanas, meses, ou até anos. Porém, se tivermos paciência para continuar trabalhando, persistindo e nutrindo, o seu quinto ano vai chegar, e com ele, o crescimento e as mudanças.

Não é preciso ser grande e imponente para ser forte. Acredite em suas próprias forças, permaneça de pé e saiba que você está tão forte quanto você precisa ser.

Uma das coisas mais impressionantes sobre o bambu é sua capacidade de se balançar de acordo com a brisa. Nesse movimento, o balanço suave é um símbolo de humildade.

A fundação do bambu é sólida, mas se move e balança harmoniosamente com o vento, e nunca luta contra ele. Mesmo com o vento mais forte, o bambu ainda permanece firme e na altura.
Essa atitude, “curvar-mas-sem-quebrar”, é um dos segredos para o sucesso. É preciso ter a humildade de se curvar em momentos de adversidade para se manter de pé.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.