Você é otimista ou pessimista?
Uma coisa é certa: fatos ruins acontecem com todo mundo. Não importa se você é otimista ou pessimista, tragédia, morte na família, desemprego, violência não escolhe quem vai acometer. Mas o otimismo pode ajudar a se refazer mais facilmente.
O pessimista pode ser dominado pela pressão. Até quando tudo vai bem o pessimista pode fazer previsões negativas de futuro: “tudo bem, tá tudo correndo certinho, mas ninguém sabe o que pode acontecer amanhã”. Até que é verdade, ninguém sabe o que pode acontecer amanhã, você corre o risco de ser assaltado, por exemplo, mas também é possível que você feche um ótimo negócio, que aquela oferta de emprego que você esperava finalmente apareça, você pode conhecer aquela pessoa maravilhosa que vai mudar tudo na sua vida. Tudo pode acontecer, mas o pessimista costuma prever só tragédias.
O otimista costuma ser perseverante e, quanto mais seguir em frente e perseguir o que lhe interessa, mais aumentará a chance de conseguir o que quer. O pessimismo pode piorar a depressão. O pessimismo pode estagnar as atitudes. O pessimismo pode ser auto-suficiente, isto é, o pessimista sendo menos persistente pode fracassar mais, e quanto mais fracassa mais pode pensar que não adianta persistir. É um circulo vicioso.
O pessimista pode ter um certo prazer quando as coisas dão errado, pois obtém a “prova” de que ele estava certo. O pessimista pode encarar um leve problema como um desastre. Os benefícios do otimismo são enormes. O otimista pode se estressar menos pois está com a mente à frente, pensando no momento em que o evento negativo será superado. Pensar positivamente significa aceitar os obstáculos como um caminho para alcançar os benefícios procurados.
Será que pensamentos negativos atraem coisas ruins? Não atraem, mas podem provocar a “profecia auto realizadora”, ou seja, sem expectativa de conseguir algo positivo, a pessoa acaba não procurando caminhos, não se esforça para obter o que a faria feliz e pode até boicotar algo bom que estaria bem à sua frente porque ela internalizou que não conseguiria.
Portanto, seja otimista! O otimismo te fará muito mais feliz!
Nenhum comentário: