Reflexão do Evangelho do dia - Mc 7, 31-37 - Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Naquele tempo: Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galiléia, atravessando a região da Decápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. Olhando para o céu, suspirou e disse: 'Efatá!', que quer dizer: 'Abre-te!' Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados, diziam: 'Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar'.
Reflexão - "Abre-te"
No Evangelho de hoje, Jesus se encontra com um homem surdo e que falava com dificuldade. Essas duas coisas estão relacionadas: aquele que não escuta, tem dificuldade para falar. Por isso que não existe a expressão "surdo-mudo". Na verdade, a pessoa é surda, e por isso, tem dificuldade na fala. Jesus vai tocar seus ouvidos e sua língua, dizendo "Efatá", que quer dizer "Abre-te", e a partir daí o homem começa a ouvir e falar, pois sua língua se soltou imediatamente.
Assim somos nós, espiritualmente falando, quando estamos surdos à palavra de Deus, não sabemos nos expressar, não sabemos falar, pois não ouvimos. Como falar daquilo que não escutamos? Seria como levantar um testemunho falso, e de fato, o é. Como testemunhar a palavra de Deus se não a ouço. Mas não é somente ouvir, é de fato permitir que esta Palavra adentre nossa vida. Paulo diz para nós que "a fé começa pelo ouvir a palavra de Deus" (Rm 10, 7). Portanto, está evidente que ouvir a o que o Senhor diz, nos faz crescer na fé, e nos instrui sobre o que falaremos. Nos expressaremos com desenvoltura, porque falamos do que ouvimos. Isso é testemunho!
Aquele que ouve atentamente a Palavra de Deus e coloca na sua vida, na sua prática diária, vai expressar santidade. É preciso permitir que Jesus toque nossos ouvidos e solte nossa língua para proclamar as maravilhas do Senhor. Como quereremos viver no Céu, se aqui, hoje, sequer damos ouvidos a Deus pai? Não faz sentido. Quem ouve a Palavra do Senhor crê naquele que O enviou, "e quem crê terá a vida eterna" (Jo 5, 24).
Em suma, meus irmãos, ouvir a palavra do Senhor é muito mais que usar um sentido humano, é deixar manifestar em nós o sentido divino. É preciso deixar-se tocar por Jesus, para abrir, não só nossos ouvidos, mas a nossa vida toda, inteiramente às suas ordens. Só assim, seremos verdadeiramente felizes e teremos a vida eterna. Quem ouve, obedece, e quem obedece é feliz, pois a obediência gera providência.
Você se sente assim, surdo(a), mudo(a), apático(a) e ignorante nas coisas de Deus? – Jesus já tocou os seus ouvidos ou você continua no meio da multidão daqueles que não “ouvem”, por isso, não entendem a Palavra de Deus? – Você acha que não fala em nome de Deus porque é tímido(a) ou por que não consegue escutar o que Ele tem a lhe dizer? - Você já experimentou escutar o Senhor para falar ao mundo do que Ele diz?
Deus te abençoe e te guarde!
Amém!!
ResponderExcluirQue Deus te abençoe!!