O que você faria se soubesse a hora que o ladrão viria?

 


Reflexão do Evangelho do dia (Lc 12,35-38)
25 de outubro de 2023 - Santo Antônio de Sant'ana Galvão - Memória | Quarta-feira
Primeira Leitura (Rm 6,12-18) / Responsório Sl 123 | Cor: Branca

O que você faria se soubesse a hora que o ladrão viria?

Se você soubesse a hora que o ladrão vai chegar na sua casa, certamente não permitirá que ela seja assaltada. Sabendo o dia a e a hora que a fiscalização sanitária vai ao seu estabelecimento comercial, é certo de que você vai se precaver para que tudo esteja nos conformes e não seja penalizado por alguma irregularidade. Já pensou se você tivesse o conhecimento prévio do dia e a hora da chegada de alguém? No momento exato, com certeza você estaria pronto para recebê-lo. 

Mas, por quê Jesus não disse o dia e a hora exatos que Ele virá? A resposta é muito simples: porque nós não faríamos o que precisamos e devemos fazer para recebê-lo. Ainda não compreendeu? Então vamos refletir. 

No Evangelho de hoje, Jesus usa mais uma parábola, a do administrador fiel. O Senhor nos exorta dizendo: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis".

Ele também diz: “Ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”.

O que o Senhor nos pede no Evangelho de hoje é que devemos viver essa expectativa da sua volta no fim dos tempos, mas não de qualquer forma. Justamente por não sabermos o dia nem a hora, precisamos constantemente viver como alguém que está apto para o Céu, pois Ele virá como ladrão, ou seja, quando menos esperarmos. 

O Senhor não nos diz o momento exato que virá para não relaxarmos no nosso zelo pelas coisas do Céu. Sabendo que Ele virá, somos tão desobedientes e rebeldes, imagina se soubéssemos? 

Mesmo assim, haverá pessoas que só deixará para reconhecer o senhorio de Cristo na hora em que a trombeta tocar. Será tarde demais! Pois na balança da justiça divina, vai pesar o nosso testemunho ou a falta dele para a entrada ou não na Glória Eterna. 

Jesus hoje fala aos seus discípulos, e um discípulo é um administrador das coisas do Céus. Recebe dons, funções, em vista da expansão do Reino de Deus. Por isso, ele é responsável por viver de modo coerente, fazendo da sua vida o próprio anúncio da chegada de Cristo. Não posso querer o Céu se durante toda minha vida não vive conforme o Céu me pede. 

Por isso, não perca mais tempo! Só temos o dia de hoje e nada mais. Recorra ao amor de Deus e permita-se ser transformado por inteiro para que um dia, Jesus possa te dar as boas-vindas no Céu. Isto é muito sério! Há pessoas vivendo como o administrador mau e infiel do Evangelho de hoje, como se Cristo não viesse ou como se tivesse permissão para pecar porque o Senhor "não chegará agora". Tenho dito, pode ser daqui há uma hora.

E você, vai esperar até quando para viver de forma coerente com o Céu? Está esperando a trombeta tocar para se curvar diante do Senhor? Não sabemos o dia e a hora, mas uma certeza nós temos: Ele Virá! Portanto, seja santo. Nós somos chamados a viver essa expectativa. Ele já nos revelou que virá, e nossa responsabilidade é anunciar essa vinda, com a nossa vida. Ainda há tempo, antes que o tempo acabe. 

Paulo Brito
Missão Católica Ele Vive

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.